segunda-feira, 9 de julho de 2012

ATIVIDADE 2.6 PLANO DE AULA

Curso de Tecnologia: Ensinando e Aprendendo com as TICs
Cursista: Ângela Maria C. Okamoto
Tutora: Alesandra Aparecida de M. Ribeiro
Atividade 2.6 Plano de aula

PLANO DE AULA

ATIVIDADE__ CIÊNCIAS
CONTEÚDO__ CADEIA ALIMENTAR
TURMA ___ 5º ANO A
TURNO ____ MATUTINO
DURAÇÃO ____ 4 AULAS


OBJETIVOS:
Compreender o que são cadeias alimentares e que os seres vivos dependem uns dos outros.
Reconhecer as conseqüências da extinção de espécies.
Refletir sobre formas de diminuir a interferência do ser humano no meio ambiente.

ESTRATÉGIA:

Utilizarei para esta aula texto impresso para os alunos fazerem à leitura inicial e tomar conhecimento das primeiras informações sobre o que é cadeia alimentar. Em seguida usar a sala de tecnologia para apresentar a site (http: chc.cienciahojeuol.com.br) onde será exposta as imagens e explicações sobre o assunto em estudo.Fazer uma roda de conversa com os alunos para que demonstre seu entendimento. Na terceira etapa, em sala de aula, distribuir folhas com exercícios referentes ao texto e ao site para responder.

AVALIAÇÃO:

Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:
1º Os alunos demonstrarem o interesse pelo assunto.
2º A relação de interdependência entre os seres vivos foi entendido pela criança assim como a noção de equilíbrio ecológico que participa dessa premissa.
3º Como cada aluno compreendeu as particularidade do assunto.

ATIVIDADE 2.5 PORTFÓLIO

EM BREVE POSTAREI ESTA ATIVIDADE

ATIVIDADE 2.4 CONCEITUANDO DE HIPERTEXTO COLETIVAMENTE

Cida, de todas as informações que li, gostei da maneira como você fez sua colocação sobre hipertexto, ficou muito claro. Porque no primeiro momento durante a aula de hoje, parecia algo subnatural, não é, pois usamos sempre em nossas atividades para a escola.


Oi Cida. Gostei do seu conceito de Hipertexto. O trabalho com hipertexto é uma ferramenta muito importante no ensino e aprendizagem, pois facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma prazerosa e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam de um processo de busca e construção do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. Enfim, as partes de um hipertexto fazem sentido, mesmo sendo deslocadas do seu eixo central ou enredo. Ele possibilita a livre escolha, por onde começar e em que ordem seguir.


Reflexões hipertextualidade. Os elementos encontrados no texto são som, mapas, cores, formas, imagens. O colocação das imagens apresentam de diferentes maneiras criando um campo de visão movimentado e animado aos olhos, permitindo ao leitor viajar também na sua criação. Ao ver o vídeo devemos refletir que realmente devemos repensar o modo de ensinar. O moderno é o atual, e mexer com a imaginação é deixar criar novos pensamentos.

ATIVIDADE 2.3 CONCEITUANDO HIPERTEXTO INDIVIDUALMENTE

Hipertexto:Conceito.



É o termo que remete a um texto em formato digital ao qual agrega-se outros conjunto,é um modelo de documento não linear, onde vão se interligando à outros documentos,palavras,páginas,vídeos,textos,sons ou referências.Estes elos, âncoras nos remetem a outros documentos,sites com outros hipertextos.

Os hipertextos seja online são informações textuais combinadas com imagens, sons,organizados de forma a promover uma leitura não linear,baseados em associações e idéias e conceitos,sob a forma de links, os links abrem o caminho para a busca de novas informações.O hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor.

Navegador escolhe o que quer.

Ele é uma tecnologia que possibilita outras formas de ter acesso á informação ao conhecimento, ajudando a criar estratégias individuais para novas aprendizagem,onde cada um é responsável pelo seu processo de ensino aprendizagem.

Concluo:que o hipertexto é uma ligação que facilita e ajuda muito a navegação na viagem pela leitura e escrita,mostrando a grande importância de inserir os conhecimentos informatizados para a educação.


--------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADE 2.2 NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO

Ao navegar pela internet durante esse tempo, não tinha conhecimento do termo hipertexto, mas percebi a importância de saber sobre essa nova ferramenta, que facilitará os trabalhos escolares.O hipertexto é uma forma principal de produzir na internet diversas formas para apresentar as coisas, como apresentamos e como compreendemos os assuntos. O hipertexto dá uma dimensão maior ao texto, onde pode ao mesmo tempo em que ler um texto poderá vê alguma coisa sobre o mesmo assunto acrescentado conhecimento sobre o texto original em que se está lendo. O hipertexto é um tipo de texto que contem hiperlinks que nos levam os outros textos ou outras páginas. O hipertexto vem auxiliar as pessoas na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, isto é, uma forma de organização em rede. Foi no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto não precisa ser interativo e sim explorativo. Ao navegar pela internet vamos encontrar endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas que são chamadas de hipertextual ou ciberespaço. A televisão, o cinema e outras áreas das artes vêm também trabalhando com ideias do hipertexto. Até mesmo para alcançar o público hoje mais hiperativo, que vive uma contemporaneidade fragmentada, O hipertexto no contexto educacional deve ter um papel de mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem do educando, que assume características de parceiro na relação de aquisição de conhecimentos. Ao navegar à deriva é rumar ao desconhecido no encontro do saber mais, a escola deve permitir isso ao aluno.

ATIVIDADE 2.1 NAVEGAÇÃO EM HIPERTEXTO

Ao navegar descobrir que esse portal oferece uma riqueza de material para auxiliar o professor no seu trabalho de preparo de aula.Ao buscar informações se percebe que o portal exige um certo domínio com as informações apresentadas. No tempo de navegação houve necessidade de mais tempo para familiarizar com as infornações e identificar os caminhos que levaria a busca de que deseja encontrar. A navegação à deriva levou a novas descobertas e despertou curiosidade. sabe que a internet nos oferece um leque de possibilidade de pesquisa para o nosso trabalho.

ATIVIDADE 1.6 WEBQUEST SOBRE PROJETOS DE APRENDIZAGEM

WebQuest (do inglês, demanda da Web) é uma metodologia de pesquisa orientada da Web, em que quase todos os recursos utilizados são provenientes da mesma. Foi proposta pelo Professor Bernie Dodge, da Universidade de São Diego, em 1995, com a participação do seu colaborador, ao tempo, Tom March[1].Para desenvolver uma WebQuest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da Web.
Uma WebQuest tem a seguinte estrutura:
• Introdução
• Tarefa
• Processo
• Recursos
• Avaliação
• Conclusão
Dado tratar-se de um trabalho essencialmente educativo é frequente acrescentar ainda sugestões e orientações para o professor.
No Brasil há diversas experiências sobre o trabalho com WebQuests publicadas no site da Escola do Futuro, Colégio SAA, Colégio Dante Alighieri, Mackenzie, SENAC, [EscolaBR][2] ligação externa] e Colégio Marista de Maceió. Além disso, há uma competição nacional, o Desafio Nacional Acadêmico, baseada nesta metodologia.
Disponível em: www.wikipedia.com

ATIVIDADE 1.5 MAPA CONCEITUAL DE APRENDIZAGEM

ativ_1-5_mapaconceitual_angelamaria

ATIVIDADE 1.4 TECNOLOGIA EXISTENTE NA ESCOLA

ativ1-4_tecnologinaescola-angelamaria

ATIVIDADE 1.3 REFLEXÃO SOBRE A ENTREVISTA DO PROFESSOR LADISLAU DOWBOR

Análise da entrevista do professor Ladislau Dowbor “Educação e Tecnologia” apresentada pela Rede Vida. Segundo o professor Ladislau a tecnologia impera em toda a sociedade democrática, fazendo parte integral do trabalho do homem moderno. Usar a tecnologia é saber organizar as tarefas do dia a dia de modo a facilitar a sua execução. Por isso, se as empresas hoje utilizam deste recurso para melhor efetuar o seu desempenho, porque não a educação recorrer ao mesmo meio – a tecnologia, e obter um resultado positivo e satisfatório da escola na vida do aluno. O que fará com que o aluno conquiste no futuro o privilégio de ocupar posição de destaque como um indivíduo integrado ao mundo globalizado, atualizado com as mudanças da vida contemporânea.

ATIVIDADE 1.2 QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

Quando começamos a trabalhar logo aparecem às barreiras que devemos transpassar, os sofrimentos de como vencê-los surgem de modo que não podemos desanimar.Estudar é o que devemos abraçar com força e dedicação, porque na luta do dia a dia aprender faz parte da vida humana. Não podemos negar que tudo faz crescermos como profissional e pessoa.Negar a aprender é negar a querer crescer e busca sua estrela no céu. Todos nós que agora atuamos na educação sentimos a grande necessidade de estar integrado ao mundo da tecnologia. A nossa clientela cobra o nosso domínio sobre a máquina. Não adianta fugir do que é inevitável.