terça-feira, 4 de setembro de 2012

ATIVIDADE 3.3 PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA AO CURRÍCULO

Planejamento do Projeto

Escola Estadual Adilson A. da Silva
Turma -5º ano do Ensino Fundamental
Turno – Matutino
Atividade – Matemática
Tema – Explorando os sólidos geométricos através do uso da tecnologia

Objetivos:
•Reconhecer que os sólidos geométricos são formados pela composição de figuras planas
•Exercitar a visão geométrica tridimensional
•Conhecer o nome de alguns sólidos geométricos
•Comparar a forma de alguns objetos já conhecidos no seu cotidiano com a forma dos sólidos geométricos

Conteúdos:
•Figuras geométricas planas
•Sólidos geométricos

Duração: 4 aulas

Material necessário:

Caixa de sólidos geométricos de madeira, cartolina, tesoura, cola, régua, canudinho, massa de modelar.
Atividade na sala de tecnologia – computador – máquina fotográfica – caixinha de som
Pesquisa (site sugeridos):
http://pt.scribd.com/doc/20941834/Geometria-No-Espaco-Solidos-Geometricos
http://www.sitiodosmiudos.pt/matematica/default.asp?url_area=E
http://www.escolovar.org/mat_solidos_geometricos_4grupos.htm
http://escolovar.org/mat_solidos_geometricos_6solidos.htm

Desenvolvimento:

1ªaula: Realizar uma atividade de levantamento de informações sobre sólidos geométricos apresentando a caixa de madeira com alguns sólidos geométricos. Entregar aos alunos peças e figuras geométricas para que eles as observem e façam as suas considerações sobre o material.
2ª aula: Para refletir sobre a etapa anterior, propor à ida a sala de tecnologia para a pesquisa na internet dos sites sugeridos ou os pesquisados pelo próprio aluno, que apresentem os sólidos geométricos em visão tridimensional, identificar as formas dos sólidos através da figura plana, descobrir os nomes dos sólidos, e reconhece-los em objetos do cotidiano.
3ª aula: Construção dos das figuras e sólidos geométricos com o material disponível. Exposição das figuras e sólidos geométricos para todos os alunos. Apresentação dos alunos e registro das explicações.
4ª aula: Realização de atividades, em duplas, no livro de matemática relembrando as perguntas importantes do assunto no início do projeto e as respostas para os novos desafios.

Avaliação:
A avaliação será realizada durante todo o desenvolvimento do projeto através da observação de cada desafio vencido pelos alunos no decorrer dos exercícios feitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário