terça-feira, 4 de setembro de 2012

ATIVIDADE 3.5 CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA AO CURRÍCULO

Para falar o que é o currículo escolar, precisa saber primeiramente o que é currículo. A palavra currículo tem origem do latim currere = carreira, portanto, já nos livros encontramos a definição de currículo como: é o conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizadas em uma instituição de ensino. Daí o currículo deve refletir todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos na sua aprendizagem. O currículo é deste modo, uma questão de identidade, podendo-se considerar que é como seleção de conhecimentos. O currículo formal exige a seleção e a organização dos componentes curriculares, sejam eles em forma de disciplinas ou de módulos, mas a integração pressupõe o restabelecimento da seleção de conhecimentos a ser estudado. Segundo Gadotti,” o currículo integrado organiza o conhecimento e desenvolve o processo de ensino-aprendizagem de forma que os conceitos sejam aprendidos como sistema de relações de uma totalidade concreta que se pretende explicar e compreender”. Aliar a tecnologia e currículo para potencializar a transformação da escola na aprendizagem em sala de aula, faz parte de um sucesso que busca acontecer, pois às junções desses instrumentos resultariam em aprender, uma vez que os alunos assimilariam com mais facilidade e rapidez as informações recebidas. As tecnologias dão suporte ao currículo, servindo de ferramenta de apoio às elaborações de raciocínio mental ao conhecimento concreto. Portanto para elaborar planejamento de projeto que venha ser eficaz nas bases curriculares, deve-se fazer uso de tecnologia e mídias educacionais, de forma que possa interagir do modo positivo no processo de ensino e aprendizagem escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário